.5G

Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre podem ativar 5G

Decisão do Gaispi permite que antenas 5G entrem em operação nas três capitais, na faixa que garante as melhores potencialidades no uso da tecnologia de quinta geração, a partir de 29 de julho

Os consumidores de Belo Horizonte/MG, João Pessoa/PB e Porto Alegre/RS terão acesso ao 5G standalone a partir da próxima sexta-feira (29/7). O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) aprovou, nesta quarta-feira (27), a antecipação da liberação do uso da faixa de radiofrequências de 3.300 MHz a 3.700 MHz (conhecida como faixa de 3,5 GHz) para essas capitais.

Com a decisão do Gaispi, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai emitir os boletos para pagamento das taxas de instalação das antenas de 5G na faixa de 3,5 GHz nessas três capitais. Após a confirmação do pagamento pelas prestadoras da telefonia móvel, as empresas podem iniciar as operações na faixa em 3,5 GHz, o que deve acontecer já a partir de sexta-feira.

A utilização da tecnologia 5G, conforme autorizado pelo Gaispi, permite a plena aplicação das potencialidades da tecnologia, com altas velocidades de download e de upload.

As prestadoras de telefonia móvel que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz têm até 29 de setembro para cumprir a primeira exigência de cobertura do Edital de 5G: a instalação de no mínimo uma antena de tecnologia de quinta geração para cada 100 mil habitantes nas capitais brasileiras. As regras definidas pela Agência determinam o adensamento da cobertura de 5G em 3,5 GHz nas capitais até julho de 2025, devendo a nova tecnologia estar presente em todos os municípios até 2029. Desde 6 de julho, o 5G em 3,5 GHz está em operação em Brasília.

O início da operação do 5G em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre só foi possível após a adaptação de estações receptoras de satélite nessas cidades. O Gaispi acompanhou testes de coexistência do 5G com satélite, não tendo sido detectadas interferências. Todas as capitais devem estar aptas a receber o 5G até 29 de agosto.

Para a população que recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica, é necessário adaptar o equipamento. Inscritos no Cadastro Único de Benefícios Sociais do Governo (Cadúnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento, sendo necessário realizar o agendamento. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado.

Fonte: Anatel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *