Inteligência ArtificialNews

Inteligência Artificial rouba a cena no MWC 2025, mas faltam casos de uso

A palavra (ou expressão) dominante no MWC 2025 sem dúvida foi Inteligência Artificial. Mas foram poucas as aplicações efetivas demonstradas que pudessem de fato colocar o setor de telecomunicações em posição protagonista em casos de oportunidades de negócio com Inteligência Artificial. Ainda assim, dá para dizer que o casamento de AI com a infraestrutura de telecom foi a principal tendência do evento.

Os principais lançamentos e destaques dos fornecedores do evento tinham esse tema. Em alguns casos, houve um processo de “embelezamento” de soluções que já existiam, baseadas em machine learning ou análise de dados, mas em muitos outros efetivamente começaram a aparecer soluções de automação de processos, sistemas e tecnologias com IA efetiva, capaz de tomar decisões em cenários diversos e criar soluções inéditas.

Caminhos de uso
Basicamente, o evento mostrou dois caminhos seguidos pelos grandes fornecedores: o primeiro, e mais importante, é tornar as operadoras de telecomunicações usuárias de IA, para que a Inteligência Artificial possa automatizar determinadas tarefas que tipicamente requerem intervenção humana, como planejamento de rede, provisionamento de capacidade, manutenção preventiva entre outros, ou processo relacionados a decisões de venda, combate a fraudes e atendimento ao consumidor.

Ainda no caminho de redução de custos, a IA aparece como uma boa promessa em soluções para otimizar o consumo de energia das redes, por exemplo, ou gerenciar capacidade de venda e instalação.

Outro caminho, menos comum, é o de dar ao operador de telecomunicações capacidade de ofertar serviços de IA para seus clientes, especialmente clientes corporativos. Nessa área, soluções de segurança de rede, gestão de fraude em operações, serviços de entretenimento e ferramentas de produtividade, além da oferta de armazenamento, processamento e conectividade com gestão de IA são algumas das soluções apresentadas no evento.

Fonte: Teletime

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *