ANATEL VAI CRIAR REGRAS DE QUALIDADE TAMBÉM PARA COMUNICAÇÃO ENTRE MÁQUINAS, DIZ CAMPELO
A Anatel está revendo o regulamento geral dos serviços de telecomunicações e o seu relator, Emmanoel Campelo, disse que vai incorporar também indicadores de qualidade para a comunicação máquina a máquina, de forma a facilitar a compreensão das empresas que ingressarão na IoT
Futurecom – O conselheiro da Anatel, Emmanoel Campelo, afirmou hoje, 30, durante o painel sobre IoT no Futurecom, que o regulamento geral de qualidade dos serviços de telecomunicações, que está em revisão pela agência e do qual é o relator, irá incorporar também indicadores de qualidade para a comunicação entre máquinas. ” Precisamos adaptar essa regulação, que historicamente estava voltada para consumidores, para contemplar também a comunicação entre máquinas, como forma de facilitar melhor compreensão para as empresas”, afirmou ele.
Segundo Campelo, o objetivo da Anatel é o de tornar as regras mais simples e mais inteligíveis com potencial para ajudar as novas empresas. ” A IoT abre um leque de atividades novas muito grande, a modernização da regulação é fundamental, e as novas empresas precisarão de colaboração da agência”, completou o executivo.
Ele entende que o papel da Anatel deve ser o de atuar junto às diferentes instituições da sociedade brasileira para estimular o desenvolvimento do setor e, entre essas iniciativas, citou o PL 349, que tramita no Senado Federal e que propõe zerar os tributos para IoT e reduzir os impostos das antenas Vsat, do satélite. “Entendemos que, pelo baixíssimo custo de cada dispositivo de Internet das Coisas, e por sua escala, é muito importante que tenhamos tributação zero para esses dispositivos”, afirmou.
Fonte: Telesíntese