.5GAnatel

ANATEL VAI AUMENTAR A POTÊNCIA MÁXIMA DE TERMINAIS EM REDES PRIVATIVAS 5G

Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação finalizou minuta de ato, previsto para sair em janeiro, juntamente com a entrada em funcionamento de um sistema eletrônico para a coordenação de espectro.

A área técnica da Anatel já concluiu a minuta de ato que determina os requisitos técnicos das redes privativas em 5G no país. A meta trabalhada atualmente na agência é publicar o texto em janeiro, quando também deve ser concluído o sistema eletrônico de coordenação do espectro.

As redes privativas são a principal aposta para geração de receita adicional por operadoras e fabricantes de equipamentos. Como se vê no gráfico acima, a Anatel já disponibiliza espectro para uso por redes privativas. Com o novo ato, ficam mais claras as regras para a convivência entre redes móveis TDD, resultando em harmonização com o 5G e satélites para a indústria 4.0.

De acordo com o portal e notícias Telesíntesse a minuta final do ato define a potência máxima para uso indoor de redes na faixa de 3,7 GHz a 3,8 GHz conforme proposto inicialmente pela agência na redação que foi a consulta pública em julho. A potência das redes indoor ficará limitada a 30 dBm/10 MHz e.i.r.p.

Para estações móveis ou terminais, a agência vai aumentar a potência. Na minuta que foi a consulta, o limite era de 23 dBm. Passará a 26 dBM, com tolerância de +2 dBm, algo que não havia originalmente. Logo, a potência do terminal na rede privativa chegará a 28 dBm. No mais, o texto segue igual o original do começo do ano.

Com informações de Telesíntesse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *